Engenharia de Manutenção aplicada ao Redutor de uma Enfardadeira
Essa semana, vamos abordar um tema importantíssimo dentro do nosso blog e muito relevante para uma fábrica. Falaremos sobre um case de engenharia de manutenção aplicado a redutores em uma fábrica de papel.
Atualmente, algumas fábricas de papel utilizam na linha de enfardadeiras um sistema de redutores cuja redução é efetuada via coroa e rosca sem fim. Esses conjuntos sofrem diversas paradas para manutenção corretiva.
Durante visita técnica a uma fábrica de papel que produz papel higiênico e papel toalha, foi verificado o histórico de paradas de manutenção corretiva e notou-se o alto índice de paradas não programadas da enfardadeira. De maneira mais minuciosa, foi identificado que o conjunto de redução era o componente que mais quebrava e, portanto, tornava-se o gargalo da operação.
Na análise dos dados, foi observado que a média de manutenção corretiva da enfardadeira ocorre 3 vezes
por bimestre, ou seja quebras recorrentes, muito superior ao tolerável, de 1 vez por bimestre. Cada
parada tem um tempo estipulado de 3 horas de manutenção, podendo chegar a 6horas, aumentando o custo da produção, que deixa de enfardar em média 6 pacotes de papel higiênico por minuto.
Visando reduzir a frequência da manutenção corretiva nas máquinas enfardadeiras, reduzir os gastos e simultaneamente aumentar a produção, qual seria o melhor método a ser aplicado nesse sistema fabril?
É importante mencionar que com a grande competitividade do mercado, as indústrias buscam, de maneira exaustiva, a minimização de seus custos e a maximização de sua produção e receita, a fim de proporcionar a seus clientes a melhor opção custo benefício. A disputa entre as companhias pela maior fatia do mercado está intimamente relacionada com o desenvolvimento e a utilização adequada de
máquinas e equipamentos.
Quando uma indústria vivencia quebras recorrentes e há pressão por redução das paradas de máquinas e necessidade de aumento da produtividade, é preciso adotar um processo de engenharia de manutenção. Neste processo, é feito um estudo para identificar a causa raiz do problema e posteriormente definir quais ações serão tomadas.
Após diversas análises do problema sistêmico, foi levantada a hipótese de que o projeto inicial do redutor em questão poderia estar com erro de dimensionamento ou emprego de componentes inadequados.
Neste caso, identificou-se que o modelo de redutor coroa e pinhão era propício para esse tipo de quebras e, portanto, a solução adotada foi a substituição do redutor modelo coroa pinhão um modelo de redutor de engrenagens de dentes retos conjugado com um inversor de frequência.
Essa solução encontrada trouxe como benefícios uma maior disponibilidade da enfardadeira, pois o redutor escolhido tem vida útil muito maior.
Antes deste projeto, fábrica usava diferentes redutores coroa pinhão com diversas relações de transmissão, o que obrigava a manutenção a ter diferentes peças de substituição. Outro ganho importante deste projeto de engenharia de manutenção foi o fato de que a fábrica passou a ter apenas dois tamanhos de redutores de dentes retos, o que foi possibilitado pela associação com os inversores de frequência.
Autor: Este artigo é um resumo do TCC do Marcelo Donizete Florêncio, aluno da pós-graduação em gestão de manutenção industrial do iCapital Humano, orientado pelo prof. Mauricio Carlos Geres.
Implantação do RCM – Manutenção Centrada na Confiabilidade em Frota Móvel
Implantação do RCM – Manutenção Centrada na Confiabilidade em Frota Móvel O artigo desenvolvido pelo aluno Victor Figueiredo sob a orientação do Prof. Mauricio Geres aborda a implementação da rotina de planejamento e controle da manutenção com base na Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC ou RCM), aplicada a uma frota
TPM – Manutenção Produtiva Total
No texto de hoje você aprenderá sobre os benefícios e ganhos da implantação de uma das ferramentas da confiabilidade e administração da manutenção industrial, o TPM (Total Productive Maintenance) na tradução livre, Manutenção Produtiva Total em uma indústria de argamassas. TPM é uma ferramenta derivada da cultura japonesa do 5S,conhecido conceito
Engenharia de Manutenção aplicada ao Redutor de uma Enfardadeira
Essa semana, vamos abordar um tema importantíssimo dentro do nosso blog e muito relevante para uma fábrica. Falaremos sobre um case de engenharia de manutenção aplicado a redutores em uma fábrica de papel. Atualmente, algumas fábricas de papel utilizam na linha de enfardadeiras um sistema de redutores cuja redução é efetuada
Manutenção Preditiva na Indústria Alimentícia – Prevenindo Falhas e Aumentando a Disponibilidade
Neste texto, vamos explicar como a manutenção preditiva na indústria alimentícia pode contribuir para uma melhor gestão de manutenção com uma capacidade maior de produção, já que os equipamentos estarão mais disponíveis, haverá uma organização melhor nos setores de almoxarifado e compra, e com uma programação melhor de paradas. E
Manutenção Preditiva em Motores Elétricos de Bombas Centrífugas
Manutenção Preditiva em Motores Ele´tricos de Bombas Centrífugas Prevenir problemas iminentes é um recurso positivo que garante a preservação de tempo, de mão-de-obra e de dinheiro. Por isso, a melhor solução é antever possíveis problemas e ter planejado um programa de controle da manutenção, pensando em sua implantação em uma
Logística e e-commerces de pequeno porte
Já entendemos o potencial de negócio e o crescimento da internet nestes últimos anos, a sua velocidade de comunicação e a facilidade de se criar e manter empreendimentos através dela ao longo do tempo. Surgiram as primeiras lojas virtuais no Brasil em meados dos anos 90 com um processo ainda